+55 51 4001-2121
ONE CORPORATE > News > Novidades > Sale & Leaseback como alternativa de investimento para empresas

Sale & Leaseback como alternativa de investimento para empresas

Posted by: Thais Jardim
Category: Novidades

Lease & Leaseback como alternativa de investimento para empresas

O ano de 2020 foi desafiador ao mercado imobiliário. Os profissionais do segmento precisaram adaptar-se ao novo cenário e inovar nas estratégias de vendas e atendimento, as quais devem permanecer no contexto pós pandemia, como as soluções de priorização de investimentos.

Atualmente, o foco empresarial é o fortalecimento financeiro e o apoio de operações e estratégias em andamento. O momento favorece soluções alternativas de capital que visam melhoramento do fluxo de caixa e o fornecimento de liquidez, sem que haja danos estruturais nas operações vigentes. Uma das alternativas é o sale & leaseback.

Por quê investir em Sale & Leaseback

A operação consiste na venda pela empresa de um ativo corporativo mantendo seu usufruto enquanto monetiza a operação e reinveste o valor na companhia. O contrato de longo prazo não é limitante, podendo contemplar qualquer segmento, setor ou tipo de propriedade. Dessa forma, o investidor pode reinvestir o valor da venda no próprio negócio, saldar dívidas existes, ampliar ou aumentar práticas de crescimento empresarial.

A pandemia acelerou processos de tecnológicos de muitas empresas que ainda se man- tinham tradicionais e pouco adeptas da inovação digital. As compras online foram protagonistas no período de isolamento social, o que corroborou para a expansão de operações varejistas aumentando a necessidade de armazenamento em ativos logísticos e de recursos para as redes digitais, a fim de impulsionar ainda mais o e-commerce.

Empresas do setor industrial e logístico têm obtido bons resultados a partir da venda de seus ativos imobiliários a fim de utilizar o capital represado nas suas operações, principalmente em automação.. Essa estratégia é uma maneira de se destacar no mercado por meio da otimização e dos processos de entrega. Em um cenário de pandemia, com pouca mão de obra física disponível, a automação destaca-se e pode ser acelerada por meio da estratégia de Sale & Leaseback.

A operação não é nova no mercado, sendo amplamente utilizada nos mercados dos Estados Unidos e Europa. Entretanto, no Brasil ainda é insipiente e destaca-se cada vez mais pelos benefícios ao vendedor em um momento desafiador como o atual. O Sale & Leaseback é a prova de que há a possibilidade de uma estratégia tradicional solucionar financeiramente as novas adaptações demandadas pelo mercado contemporâneo, pós covid, bem como para ajustes tecnológicos e segurança do trabalho.

 

Author: Thais Jardim

Deixe um comentário